NOTÍCIAS E EVENTOS

Julho 2017

Eficiência Energética – uma especialidade do Projecto de Arquitectura


Revista ANTEPROJETOS [www.anteprojectos.com.pt]

 

Artigo de Opinião de Eng. João Loureiro:

 

«O desenvolvimento e a implementação de soluções de Eficiência Energética, garante a utilização mais racional da energia sem prejuízo do conforto dos espaços ou da qualidade de vida dos seus utilizadores, promove economias significativas e a sustentabilidade das habitações, assim como incrementa a rentabilidade de instalações industriais ou comerciais.

A implementação de medidas de Eficiência Energética têm um grande impacto no aumento da sustentabilidade e na redução do consumo energético dos edifícios. Como tal, é da maior importância que o Projecto de Arquitectura, nas suas várias fases, (tanto na reabilitação como na construção nova) tenha presente o impacto energético como princípio fundamental.

A melhoria da classificação energética de um edifício é cada vez mais importante e reveladora de consciência ambiental, com a vantagem de se traduzir em benefícios fiscais e em acrescidos argumentos comerciais.

Assim, é da maior importância que a Eficiência Energética seja encarada nas várias fases do Projecto de Arquitectura como uma das suas especialidades, pois todas as medidas implementáveis tem implicações directas com os Projectos das redes de água e esgotos ou com o das instalações eletromecânicas. Desta forma é possível garantir soluções pensadas de raiz, harmoniosamente integradas com a arquitectura e a estrutura dos edifícios.

Perante a elaboração de um Projecto estaremos todos – Arquitectos, Engenheiros e Promotores Imobiliários – a realizar um melhor trabalho se pensarmos a eficiência Energética de forma integrada. Tal significa, incluir e projectar soluções solares para geração e armazenamento de energia ou para aquecimento de águas sanitárias, resolver de forma eficiente o tratamento de fachadas e coberturas, bem como as janelas ou a iluminação. Mas, representa também, projectar de forma energeticamente sustentável as soluções a adoptar em piscinas, jardins e instalações de bombagem.

Hoje em dia, seja em edifícios isolados ou em condomínios, é um desafio de modernidade e de sustentabilidade, encontrar soluções de conjunto mais económicas e sustentáveis, que integrem sistemas de monitorização e repartição de custos entre condóminos tendo em conta os consumos de cada um.

E, quando pensamos edifícios de serviços – comerciais ou industriais – vamos acrescentando outras questões a estudar, como sejam, optimização de consumos de água, maior eficiência e “inteligência” das redes de ar comprimido, da iluminação natural e artificial ou da força motriz.

É hoje incontornável que a Eficiência Energética é um imperativo no desenvolvimento dos projectos, como tal, vamos tratá-la como especialidade.»